"DE BAIXO DE OLHO" porque a natureza é o nosso melhor caminho, e para nunca a perdermos de vista a aposta é na conservação das espécies e seus ecossistemas!

terça-feira, 20 de abril de 2010

... pulgas

> as pulgas são difíceis de ver devido a sua dimensão reduzida
> capacidade de reprodução extraordinária, principalmente em ambientes amenos e húmidos
> são muito comuns em cães e gatos

> as suas picadas produzem irritação, dor e comichão

> as pulgas adultas vivem nos hospedeiros e são hematófagas, alimentam-se exclusivamente de sangue

> quando a pulga pica o animal para se alimentar, existem substâncias na saliva da mesma que provocam alergia nos animais

> perca de pêlo, prurido e lesões na pele com espessamento e perca de elasticidade podem ser sinal da presença de pulgas

> para além de factores externos, as pulgas também podem transmitir outros parasitas internos

33 comentários:

  1. "De baixo de olho" é um espaço onde se pretende aprender mais sobre as várias espécies de animais, nomeadamente aqueles que escolhemos como animais de estimação.
    O nosso objectivo é saber mais para conhecer melhor, e para isso a ajuda de todos é fundamental.

    Tendo em vista algumas alerações na gestão do blog, gostaríamos de agradecer os comentários e questões enviadas, e futuramente vamos passar a responder a dúvidas relacionadas com os nossos amigos de estimação, contando com ajuda de técnicos da area de "pet shop".

    No âmbito deste projecto, é nossa intenção respeitar as diversas opiniões, e dentro dos limites serão aceites todas as críticas desde que sejam construtivas, que digam bem ou mal, mas que sejam construtivas.
    Para além de que serão aceites sugestões de temas a debater, porque todos os dias há coisas novas a aprender...

    ResponderEliminar
  2. A minha gatinha tem pulgas. Fui a uma loja e aconselharam-me o Frontline. O problema é que eu tambem apanhei! Já me catei mas secalhar ainda tenho. Que posso colocar em mim para as eliminar?

    ResponderEliminar
  3. Ha animais que apanham pulgas e ha animais que nao apanham. É do sangue dos animais? Já ouvi dizer que é do cheiro. Quanto pior cheirar mais elas gostam.

    É verdade Bichinha?

    ResponderEliminar
  4. O que é um tecnico de pet shop?

    ResponderEliminar
  5. Tenho um quintal muito grande e os gatos dos meus vizinhos vêm todos aqui ter. Tou farta. Quero dar-lhes uma liçãozinha. Por acso não vendem na vossa loja um pacote de pulgas para oferecer aos gatinhos dos vizinhos?

    ResponderEliminar
  6. Lara: para combater pulgas e carraças frontline é uma boa opção, no entanto temos que ter em conta ao periodo de acção e protecção da pipeta, o meio envolvente ambém deve ser tratado uma vez que as pulgas cossegem eclodir fora do corpo do hospedeiro, apenas 5% das pulgas estão nos animais.
    Por vezes é necessário alternar a marca do produto utilizado, para não haver resistências ao produto.

    ResponderEliminar
  7. Carla: apenas 5% das pulgas estão nos animais, as restantes andam no meio circundante nos tapetes, carpetes, onde existe muito pó e humidade e onde elas se conseguem desenvolver rapidamente. Exitem animais que estão mais expostos e podem apanhar pulgas com mais facilidade que outros, depende do meio em que estão e se têm contactos com outros animais infestados.

    Farta de gatos... oferecer pulgas aos gatos dos vizinhos penso que não boa opcção, eles vão continuar no seu terreno, penso que seria mais eficaz tratar-lhes das pulgas que possam ter, e se aparecem por aí podem ter fome e se lhe dão comida eles vão continuar a aparecer em busca de comida

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito ter encontrado o seu blog. As vezes a gente sai em busca de uma informação e de repente encontra conhecimentos uteis como este aqui exposto. Li também sobre você e a forma como és. Parabens pelo trabalho!
    Gostava de saber que tipo de doenças mais cumuns na pelagem das gatas. Qual o procedimento utilizado no tratamento?

    ResponderEliminar
  9. Leonardo é uma pergunta muito pertinente. Aguardo resposta da bichinha porque tambem não estou muito a vontade para falar de gatas. Sou mais direccionado a bichinhas mais ferozes.

    ResponderEliminar
  10. Mesinhas da minha avo26 de abril de 2010 às 00:43

    Ensinaram-me esta mesinha:
    - Partir um ovo podre em cima do animal com pulgas. As pulgas fogem todas.

    Experimentem. Fica mais barato e é eficaz.

    ResponderEliminar
  11. Tenho um cachorrinho e o pelo esta caindo muito... Será das pulgas? Solicito ajudinha da bichinha sobre alimentaçao, vitaminas e shampoo... Quais são os produtos que me recomenda.

    ResponderEliminar
  12. Tenho um carneiro e esta semana achei uma pulga nele, quero saber que remedio caseiro certo para ela, já não vi mais nenhuma pulga nele só foi aquela mesmo, como devo fazer para evitar?

    ResponderEliminar
  13. Pastora: se o carneiro voltar e ter pulgas deve ser dado um banho com uma solução desparasitante

    Joana Crrapito: o facto do cachorrinho perder muito pêlo pode ser normal nesta altura do ano, mudança de estação. Uma ração rica em omega-3 e omega-6 ajuda a manter um pêlo e uma pele saudável. o shampoo vai deixar o pêlo limpo e sedoso por fora, o segredo está numa boa alimentação.

    Leonardo: os gatos se forem alergicos á picada da pulga podem ficar com a pele irritada de tal forma que pode descamar deles coçarem tanto. outro problema é a quantidade de pêlo que eles largam, e como fazem a prória limpeza engolem muitos pêlos o que origina bolas de pêlo no intestino...

    ResponderEliminar
  14. Se formar uma bola de pelo no intestino o que acontece? Vai ficar entupido? Ai valha-me Deus. Vou rapar-lhe o pelo todo.
    Voces fazem tosquia a gatos?

    ResponderEliminar
  15. Boa Tarde! Gostei do que vi até agora. Parabéns!
    Tenho um problemazinho e não sei como o resolver... A menina bichinha pode me ajudar, por favor...
    Já tentei colocar a coleira de morango no pipi da minha gatinha, mas funcionou pouco tempo... Ela detesta coleira, e fica muito incomodada, tentando tirar... O que devo fazer para colocar a coleira a funcionar mais tempo... Sera que existe mais variedades de coleiras com sabores? Se houver me contacte por favor.

    ResponderEliminar
  16. Pedreiro: coleiras com sabores não conheço, mas recomendo que continue a prucurar...

    Leonardo: sim, o efeito é mesmo esse, quando há formação das ditas bolas de pêlo o trânsito intestinal pode parar o que vai causar muitas dores ao animal

    ResponderEliminar
  17. Vou ter que tosquiar o Bicho. So tenho uma duvida. Ele é preto e branco. Agora que o vou tosquiar o pelo depois vai nascer de outra cor?

    ResponderEliminar
  18. Ola Menina Pantera! Adorei o seu blogs... Esta excelente...
    Tenho uma égua e apareceu uma alergia na ponta do rabo dela, notei isso da noite para o dia, cheguei a pensar que ela se tinha machucado em algum lugar, mas como ela não deixa tocar no ferimento é dificil indentificar... Será que pode ser alergia a pulga e fiquei preocupado, pois minha égua lambe muito esse ferimento até ficar sangrando. Existe alguma medicação para que possa ser usado nela?

    ResponderEliminar
  19. Nossa a sua resposta foi demais! Ajuda bastante menina bichinha. Muito obrigada pela ajuda.

    ResponderEliminar
  20. Comerciante regional28 de abril de 2010 às 21:16

    Pedreiro, eu coleiras de sabores não tenho! O que tenho é chupa-chupas de sabores. Está interessado? E tambem tenho camisinhas de sabores.
    Se quiser me contacte.

    ResponderEliminar
  21. Passei por aqui para dizer que este blog ta muito original e muito fixe:)
    Ontém á noite o meu gatinho mostrou-me o tomatinho dele, o qual encontrava-se inchado, avermelhado e endurerido e, se apertassemos um pouco provocava dor.
    Estou com duvida do que possa ser. Por isso tou agora a escrever neste artigo, afim de pedir ajuda e informação a bichinha sobre os sintomas da picada da pulga.
    São esses os sintomas da febre da pulga? Agradeço que me responde o mais rapido possivel, pois assim poderei tomar as medidas adequadas e a tempo. Obrigada.

    ResponderEliminar
  22. Cavaleiro: se a égua tem um ferimento que está a sangrar, deveria ser vista pelo médico veterinária, pode ser uma ferida simples de cicatrisar e tudo se resolve sem chegar a ter infecção. Alergia á pulga, pode ser, mas a melhor coisa é ser vista pelo veterinário, ele saberá qual a melhor solução nesta situação.

    Leonardo: normalmente o pêlo não muda de cor quando é tosquiado

    ResponderEliminar
  23. Já agora, existe algum produto para pintar os pelos dos gatinhos? Tou farto de o ver daquela cor. Tou enjoado. Que posso fazer?

    ResponderEliminar
  24. Muito bom! Muito bem sintetizado e ilustrado.
    Quantas especie de pulgas existem? E em que epoca do ano são mais frequentes?

    ResponderEliminar
  25. Eu e a minha gatinha fomos passear para o mato fazer um piquinique... Aconteceu que a minha gatinha sentiu-se a ser picada, quando fui ver era uma pulga... Pois não tinha qualquer experiencia de lidar com esse bichinho, tentei puxar pela parte que tava agarrada a carne, e aparentemente não ficou nenhuma ponta dentro da pele, a minha pergunta é, sera que podera vir a ter problemas?

    ResponderEliminar
  26. Zulmira: a estação das pulgas estende-se normalmente desde o início do mês de Março até ao final do mês de Outubro. No entanto, nas casas onde a temperatura lhes é favorável, as pulgas podem persistir durante todo o ano; os tapetes, as alcatifas e os rodapés permitem-no, sem que os seus habitantes sequer se apercebam pode haver pulga durante todo o ano,
    as larvas das pulgas alimentam-se do pó e os ovos conseguem eclodir fora do corpo do hospedeiro.

    ResponderEliminar
  27. Qual é a temperatura que elas gostam mais? Assim ligo o ar condionado no maximo para as matar e deixo de fazer limpeza!

    ResponderEliminar
  28. Material excelente pra pesquisa escolar... Fiquei impressionado com o que fiquei sabendo a cerca destes bichinhos... precisei pra ciencias e adorei o conteudo tá de parabens pela riqueza de informação... Venho fazer um desafio muito importante a menina bichinha? Porque a bichinha não coloca panteras, hamsters, macacos, camelos,tartarugas, etc... Tou precisando muito deles pra fazer o meu trabalho e queria saber tudo sobre eles... Por favor menina bichinha me ajude. Muito Obrigada... Fico a espera.

    ResponderEliminar
  29. Eu gostava que a bichinha falasse de vacas, cabrinhas, avestruzes, doninhas.
    E de panteras..esse animal tão sexy, tão feroz, tão atraente.
    Faça isso bichinha. Um beijão.

    ResponderEliminar
  30. Adorei o seu blog é lindo de mais mas queria uma informação: Qual é o melhor produto e qual a difereça entre eles: Frontine Plus ou Frontine Topspot. Há tantas marcas e gostaria de saber qual é o mais eficiente. Se a bichinha usa e aprova algum que eu não citei, por favor diga qual é. Obrigada!

    ResponderEliminar
  31. Eu aconselho a darem aos seus bichinhos veneno para ratos. O assunto fica resolvido meus lindos. É que as pulgas voltam sempre e vao passar a vida a comprar Frontline.
    É bom para as lojas e para as vossas carteiras?
    Por isso aconselho esse veneno. Fica tudo resolvido.

    ResponderEliminar
  32. Nossa minha casa tem muito pó! Sera que isso vai contribuir para as pulgas aparecerem? Meu avô diz que enquanto der para respirar em casa que não faz limpeza, que é perca de tempo!

    ResponderEliminar
  33. As carraças são atraidas por odor humano? É dos calmos que as carraças gostam mais...

    ResponderEliminar