"DE BAIXO DE OLHO" porque a natureza é o nosso melhor caminho, e para nunca a perdermos de vista a aposta é na conservação das espécies e seus ecossistemas!

domingo, 25 de abril de 2010

... mosquito flebótomo

» ao contrário dos mosquitos que estamos habituados a ver, o flebótomo é muito mais pequeno

» não é nada fácil vê-lo, e muito menos ouvi-lo, uma vez que não faz o típico zumbido ao voar

» são particularmente mais activos á noite sobertudo nos meses de primavera, verão e outono

» tranmitem a doença da Leishmaniose ao picarem o animal para se alimentarem do seu sangue

» é provocada por um parasita que invade diversos orgãos, causando lesões diversas. O tratamento é complicado pelo que se torna importante proceder á prevenção.

» este pequeno insecto vive em zonas rurais e arborizadas das cidades como sejam jardins e parques

64 comentários:

  1. Os mosquitos podem comer pessoas?

    ResponderEliminar
  2. Saloio: estes mosquitos são perigosos porque transmitem doenças aos animais

    ResponderEliminar
  3. Uau! Nunca saberia uma coisa destas! Mas olhem eu adoro mosquitos eu digo-vos eles não fazem mal a ninguem!

    ResponderEliminar
  4. Você entende muito de bichinhos, você é quase um...
    Falo serio... Malditos mosquitos...

    ResponderEliminar
  5. Ta muito bom... Olha queria fazer uma pergunta a menina pantera.
    Qual a diferença entre o mosquito macho e fêmea?

    ResponderEliminar
  6. Que tipo de doenças e sintomas?

    ResponderEliminar
  7. Cuidado com a mosquita, que a bichinha tá solta, rs!
    Aiai Aiai... Ela me pegou!

    ResponderEliminar
  8. A minha casa está infestada de mosquitas!
    Não aguento mais! Tou angustiado! O que eu faço???

    ResponderEliminar
  9. Olha sou um gajo do campo e nem sabia disso!
    A minha quinta está infestada de mosquinhas! Já não aguento mais! O que eu faço??

    ResponderEliminar
  10. Fiquei com tanto medo bichinha! o que é que aconselha para não sermos picados por este mosquitinho? Eu tava a pensar em ir comprar um fato daqueles dos astronautas! E metia um capacete! Acha que mesmo assim o mosquito pica na mesma?
    Não quero morrer, mas não posso tar fechada em casa. Tenho o gado para tratar, o tomate para apanhar.
    Acha que o fato de astronauta é a melhor solução?

    ResponderEliminar
  11. Ouvi dizer que se prevê a chegada de milhoes destes bichos no verão! Parece que vêm da Islândia, o fumo do vulcão fez-los vir para Portugal.
    Estamos tramados

    ResponderEliminar
  12. Celia tenha muita calma. A pantera vai dizer como nós vamos proteger-se destes bichinhos.
    Não se alarme com isto.
    A pantera concerteza não quis preocupar as pessoas, apenas as quis proteger.
    Vou informar-me no centro onde trabalho se existe alguma vacina para precaver isto.

    ResponderEliminar
  13. Como faço para acabar com essa praga de mosquitos?? Me deêm uma dica, essa epoca fica terrivel... Tou a ficar maluca, pois não consigo acabar com eles... Ajude me por favor menina pantera... Fico-lhe muito grata...

    ResponderEliminar
  14. Eduardo: nesta espécie em particular, as fêmeas alimentam-se do sangue dos animais, logo são elas que transmitem as doenças. Os machos alimentam-se de açures a plantas.

    Saloio: uma das doenças transmitidas pelos mosquitos é a Leishmaniose, que se caracteriza por alterações ao nivel pele com descamação, crescimento anormal nas unhas, emagrecimento repentino...

    » A transmição ao ser humana em em taxa de probabilidade baixa.

    » Nem todas as espécies de mosquitos transmitem doenças graves, a melhor forma de nos protegermos é fazendo uma prevenção, nos humanos existem os cremes repelentes nos animais os desparasitantes externos que previnem a picada do mosquito...

    ResponderEliminar
  15. Por favor a pantera pode me responder esta minha duvida cruel.
    Porque razão as mosquitas picam mais alguns bichinhos que a outros? Quais são as preferencias delas... Será porque tem o sangue mais doce e quente!

    ResponderEliminar
  16. Tenho uma gatinha que deve ter sido picada por estes mosquitos. Ela apresenta a boca inchada e tem umas feridas ao pé do PiPi. Acha que foi este mosquito? E agora o que devo colocar para estas feridas cicatrizarem?

    ResponderEliminar
  17. Vendedora de borregos27 de abril de 2010 às 20:46

    Eu tenho uma criação grande de borregos. É assim que ganho a vida... Um dia destes os borregos andavam a pastar no meu quintal, e visto andarem nas ervas, um borrego ficou infestado de formigas de volta dele, e ele só se coçava nelas... O que eu faço? Qual o veneno que posso usar para as combater?...

    ResponderEliminar
  18. Teresa: as feridas ao pé do Pipi são muito estranhas. Aconselho-a a levar a gatinha a um ginecologista. Não me parece que seja do mosquito, apesar de ser um sitio agradavel para ele atacar.

    Vendedora de borregos: Não use veneno nas bichinhas. Faça um pequeno incendio. Fica mais barato e é remedio santo.

    ResponderEliminar
  19. Vendedora de Borregos28 de abril de 2010 às 21:01

    Valeu pela dica Sr. Dr... Muito obrigado pela ajuda, não sabia o que fazer pra as combater.

    ResponderEliminar
  20. Uma amiga minha me disse que os Homens que são picados por estes mosquitos ficao impotentes. Diz que o marido dela nunca mais levantou a grua desde que foi picado.
    Será verdade?

    ResponderEliminar
  21. Dora Cruz: pois... nã me parece, neste caso aconselho que o marida da sua amiga vá ao sr. dr. de medicina humana, penso que ele terá a solução para este problema

    Vendedora de borregos: as formigas perecem-me ser inofencivas para os borregos, para além de incómodo da comichão, mas pelo sim pelo não tavez seria melhor mudar a pastagem em que os borregos andam para uma que não tenha formigas

    Feitor: as femeas do mosquito picam os animais porque precisam do sangue para produzirem os ovos, e ao picar o animal transmitem as ditas doenças, agora há animais que estão mais propensos a serem atacados

    ResponderEliminar
  22. Pantera quais são as diferenças entre um mosquito destes e um mosquito normal?

    ResponderEliminar
  23. O Raid ou o Dum-Dum não matam estes mosquitos?

    ResponderEliminar
  24. Obrigado querida. Vou dizer a minha amiga.
    Eu com ela nao tava preocupada. Tava era com o meu macho, se ele fosse picado como é que eu era abastecida?

    ResponderEliminar
  25. Vendo um mosquito macho bem estimado e saudavel... Ponho á venda o meu macho de estimação de há alguns anos mais de uma semana... Vendo-o porque preciso de desocupar a casa. A menina bichinha quer compra-lo? Peço que trate bem dele, visto que eu tenho boas recordações com ele...

    ResponderEliminar
  26. Se não é facil ver o bichinho como é que a pantera o ve???? Hum. menina pantera não perca tempo a olhar para esses bichinhos. ha coisas tão interessantes que lhe posso mostrar. Agora saber se este bichingo ferra em alguem nao interessa para nada minha linda.

    ResponderEliminar
  27. Fotografo de revista masculina28 de abril de 2010 às 23:54

    Oh feirante tem um mosquito de estimação? Nao me deixa tirar umas fotos? Meu sonho é fotografar mosquitos de estimação. Sou fotografo de uma conhecida revista masculina e já estou a imaginar uma famosa despida so com o bichinho a acompanha-la! Tenho receio que não se consiga controlar o mosquito. Secalhar vou ter de pedir á pantera para me ajudar ou posar ela com ele. O cachet é muito bom.
    Aceitam?
    Vamos tirar umas fotos no mato. Vai ser maravilhoso. è o sonho de qualquer fotografo!

    ResponderEliminar
  28. Fotografo de revista masculina28 de abril de 2010 às 23:59

    Compro entao seu mosquito e ainda contrato a pantera para posar para as fotos. Vai ser uma reportagem muito original.

    ResponderEliminar
  29. Cliente Joao: um mosquito flebotomo é mais pequeno e não emite o zumbido caracteristico de um mosquito normal, a femea como se alimenta do sangue dos hospedeiros transmite a doença ao ferrar, o mosquito comum se ferrar origina um prurido que ao coçar faz ferida

    Fabr.: o raid e o dum-dum são capaz de eliminar este mosquito, o problema é que este mosquito é mais activo á noite, que é quando o cão vai dar um passeio, e não estou ver levarmos um cão a passear e levar o spray atras... por isso o melhor é arranjar para o cão um antiparasitário eficaz contra a picada do mosquito

    Feirante: por agora não esou interessada em ter um mosquito como animal de estimação, obrigada na mesma

    ResponderEliminar
  30. Oh menina bichinha não seja forreta! Va la... Essas fugas são tipicamente femeninas... Visto
    Sendo só pra bichinha até faço-lhe um desconto bem especial. Pense bem nisso. Fico a guardar a sua resposta. Até breve

    ResponderEliminar
  31. Eu tambem sou feirante, na feira de Ourem e tenho uma pequena criação de galos e galinhas. A invasão deste mosquito levou-me a colocar estas criações no meu sotão. O problema está que elas não se adaptam ao sotão. Partiram-me o vidro da janela e algumas suicidaram-se. Nao xeguei a tempo de evitar o pior.
    Que acha que posso fazer para as proteger dos mosquitos sem as levar para o sotão?

    ResponderEliminar
  32. Texto muito opinativo. Só lhe digo uma coisa: Se o mosquito tivesse a chance de nos esmagar, ele não hesitaria...

    ResponderEliminar
  33. Parabens pelo seu blog. Aqui tambem marcam encontros com meninas?

    ResponderEliminar
  34. Me entrou um mosquito para o olho! será este que a bichinha ta falando?
    Que faço agora? Tiro-o do olho ou deixo-o morrer e tiro-o no fim?

    ResponderEliminar
  35. Trabalhador do campo29 de abril de 2010 às 23:31

    Tava a cavar esta tarde e vi uns mosquitos de volta dos tomates na minha horta. Será que os tomates estão bons na mesma para consumo?
    Me esclareça!

    ResponderEliminar
  36. Bichinha existem tambem brinquedos para entreter as pulas e carraças? Faço criação destes animais, mas são muito impacientes e por vezes ficam com depressões. É uma questão que muito me preocupa porque adoro estes animais. São o meu Eu. A minha vida.
    Se houvesse brinquedinhos para eles eu comprava!

    ResponderEliminar
  37. Sr. Apanha mosquitos30 de abril de 2010 às 20:44

    Eu estava na rua quando de repente um mosquito começou a chatear-me.
    Começei a dar inumeros tapas no ar para espantar o mosquito, mas não consegui...
    Então o meu marido muito solicito, ofereceu-se para ajudar.
    E eu prontamente aceitei.
    O meu marido levantou-se foi até a frente do mosquito levantou o dedo indicador e o mosquito veio pousar direitinho no dedo dele.
    O meu marido pegou no mosquito e deitou-o no lixo.
    E presseguimos tranquilos até que um novo mosquito surgiu em volta de mim...
    Eu levantei o dedo indicador mas o mosquito deu voltas e voltas e não pousou no meu dedo.
    Eu olhei para o meu marido com um olhar de desespero, interrogativo.
    Então o meu marido disse:
    Mulher se tu não meteres o dedo no cú o mosquito não pousa...!
    Esta é a tencica mais facil para apanhar mosquitos... Vão por mim...

    ResponderEliminar
  38. Porque os mosquitos gostam de orelhas? Existe explicação cientifica para esse fenomeno?
    Tenho uma duvida porque quando estamos dormindo os mosquitos gostam de entrar nas nossas orelhas. A bichinha poderia explicar esse chato ridiculo fenomeno?

    ResponderEliminar
  39. Qual é a parte do corpo que as mosquitas mais gostam num homem?

    ResponderEliminar
  40. O que acaba atraindo os mosquitos a luz ou o escuro?

    ResponderEliminar
  41. Eu acho que as mosquitinhas gostam mais do penis do Homem! Para se pendurarem e terem um elevador de borla!

    ResponderEliminar
  42. Ana Carolina eu tambem tenho essa duvida. Dizem que as pessoas têm um mosquito nos ouvidos. Isso é verdade? Eu já tentei encontrá-lo, mas no meio de tanta cera é muito complicado.
    Que axa disto bichinha sexy?

    ResponderEliminar
  43. Investigador de laboratório30 de abril de 2010 às 22:31

    Muito interessante seu ponto de vista Sr. Apanha mosquitos! Acho que a sua teoria merece um estudo cientifico.
    A Bichinha podia ser a cobaia. Quer bichinha?

    ResponderEliminar
  44. Tenho um problema muito grave bichana! O meu marido for mordido por um mosquito e agora nao quer fazer sexo! Diz que nao se pode distrair! me diga que faço a este tanso!
    Já lhe disse que ou ele esquece os mosquitos ou entao é divorcio. Era o que me faltava um mosquito intrometer-se na minha vida sexual. Eu deixo-os ver mas me deixem em paz.

    ResponderEliminar
  45. Nossa, xeguei ha dois dias do brasil e lá é tanta mosquitinha preta, ke delicia. Por acaso a bichinha não me fornece uma mosquitinha para eu ir até ao ceu?
    é que em portugal ta dificil apanha-las!

    ResponderEliminar
  46. Mosquitos são os animais mais carinhosos dos planetas! adoram dar beijinhos e xupões!

    ResponderEliminar
  47. Parabens pelo seu blog tao repleto de coisas boas

    ResponderEliminar
  48. Deixo o voto de mto sucesso

    ResponderEliminar
  49. Este blog ta o maximo muitos parabens a sua autora

    ResponderEliminar
  50. O mosquito da dengue se chama Aedes aegypti. Ele é original da África mas atualmente é encontrado em quase todos os países do mundo, principalmente nas regiões mais quentes. Só consegue se desenvolver onde existem pessoas já que a fêmea precisa do sangue humano para produzir seus ovos. Pode picar outros animais mas prefere o homem.

    O mosquito pica durante o dia. Somente a fêmea pica. Os machos se alimentam de plantas. A fêmea coloca ovos em água limpa. Não gosta de água suja, com matéria organiza decomposta ou com sais. Normalmente ele coloca os ovos em locais onde a água da chuva fica parada. Pode colocar ovos no lugar seco e estes ficam vivos esperando água para se desenvolver. O ovo pode ficar 450 dias vivo esperando água para se desenvolver. Água de piscina não pode ser usada pelo mosquito caso a mesma esteja sendo tratada com cloro.

    O mosquito da dengue é fácil de identificar. Ele é menor, tem cor escura e possui um rajado de branco.

    A dengue só pode ser transmitida pelo mosquito. Uma pessoa com dengue não pode transmitir a dengue para a outra pessoa a não ser que o mosquito pique a pessoa contaminada e depois pique a pessoa sadia. Por isto nem todo mosquito esta contaminado com o vírus da dengue. Ele precisa picar um doente e depois picar a pessoa sadia. Mesmo assim 20% a 50% das pessoas picadas por um mosquito contaminado não vai desenvolver a doença.

    Um único mosquito vive 45 dias. Durante sua vida pode picar até 300 pessoas. Normalmente ele pica pessoas que estão a 50 a 100 metros do lugar onde ele nasceu mas existem casos onde ele consegue se deslocar a distâncias de até 1 km.

    Como o mosquito precisa de água limpa você pode sujar a água ou os locais que acumulam água. Isto pode ser feito com água sanitária, cloco ou borra de café.

    O mosquito não pica as pessoas que estão em temperaturas abaixo de 18 graus ou acima de 30 graus. Costumam picar quando dia está com temperatura entre 26 e 28 e por isto atacam mais no final do dia ou inicio do dia.

    ResponderEliminar
  51. este mosquito da Dengue tambem existe em Portugal pantera?

    ResponderEliminar
  52. Brasileiro dedica musiquinha para a Bichinha30 de abril de 2010 às 23:20

    Bichinha de dedico uma musiquinha para ver seu coração sorrir para mim:


    Tem mosquito e eu vo sai daqui
    Tem mosquito, tem mosquito, tem mosquito me picando aqui;
    Tem mosquito, tem mosquito, tem mosquito eu vo sai daqui;
    Subi no pé de manga pra pega jabuticaba,
    a uva tava verde e eu desci sem minha goiaba.
    Tem mosquito, tem mosquito, tem mosquito eu vo sai daqui;
    O trem está voando o avião está na linha,
    a vaca boto ovo e eu tirei leite da galinha.
    Tem mosquito, tem mosquito, tem mosquito eu vo sai daqui;
    Eu vi uma nuvem de gafanhoto e eu sai correndo dela,
    mas ela me pego e comeu minha mordadela.
    Tem mosquito, tem mosquito, tem mosquito eu vo sai daqui;
    Depois desse ataque tudo deu errado,
    até o bolo da vovó saiu queimado.
    Tem mosquito, tem mosquito, tem mosquito eu vo sai daqui;
    Agora estou com fome por causa do bolo dela,
    abro o gafanhoto pra pega minha mortadela.
    Tem mosquito, tem mosquito, tem mosquito eu vo sai daqui;
    Eu vi uma frigideira e resolvi frita um ovo,
    fui lá na vaca e peguei ele de novo.
    Tem mosquito, tem mosquito, tem mosquito eu vo sai daqui;
    Comi o ovo da vaca na mesa de vizinha,
    agora eu vo toma um copo de leite da galinha.
    Tem mosquito, tem mosquito, tem mosquito eu vo sai daqui;
    A vizinha me viu e eu sai correndo dela,
    mas ela me pego e me jogo pela janela.
    Tem mosquito, tem mosquito, tem mosquito eu vo sai daqui;
    Agora estou com fome e estou sem casa,
    Subi no pé de manga pra pega jabuticaba...

    ResponderEliminar
  53. Que romantico usar um mosquitinho para conquistar uma pantera. Lindo . Lindo. Felicidades.

    ResponderEliminar
  54. Blog super completo. Especial.

    ResponderEliminar
  55. Brasileiro quer conquistar bichinha30 de abril de 2010 às 23:29

    Quero ver seu sorriso bichinha. Dedico uma anedota que aprendi no Rio de janeiro:

    Zéquinha grita ao pai:

    - “¡¡¡Papá, os mosquitos não me deixam dormir, estão -me a picar!!!“. Responde-lhe o pai:

    - “Tá bem, apaga a luz e dorme...” O Zèquinha apaga a luz quando de repente entra no quarto um pirilampo. O Zèquinha grita de novo:

    - “¡¡¡Papá, agora procuram-me de lanterna!!!"

    ResponderEliminar
  56. Oh Sr. Brasuca vá para o brasil que la é que ha moscas, moscardos, mosquitos e bosta. La é o seu lugar.

    ResponderEliminar
  57. Ha que respeitar o namoro da bichinha! Sejam felizes.

    ResponderEliminar
  58. Investigador cientifco30 de abril de 2010 às 23:37

    Gostaria de reunir todos os participantes neste blog para um estudo cientifico uma vez que me parece que existem alguns casos fora do normal por aqui. Casos que merecem um estudo cientifico.
    Estudo casos especificos que apresentem padrões fora do normal. Voces destacam-se imenso.
    Quem quer participar?

    ResponderEliminar
  59. Eu gostava muito de participar.
    Como é que faço?

    ResponderEliminar
  60. Brasileiro: a femea do mosquito do denge só sobrevive por se alimenta do sangue humano para produzir os seus ovos, enquanto que o mosquito da leishmaniose se alimenta do sangue dos animais...

    ResponderEliminar
  61. Investigador cientifico2 de maio de 2010 às 22:35

    Carmelita aguarde que breve dou-vos indicações para o que vai ser feito. Estou a pensar reunir este pessoal todo, e mete-lo todo no mesmo sitio. Como acho que voces sao casos especiais, quero ver o desenrolar das situações.
    Aguardo confirmação da pantera.
    Quero estudar os vossos comportamentos. Será interessante meter uma bichinha juntamente com o Sr. Dr. a estes senhores todos tão especiais.

    ResponderEliminar
  62. Investigador cientifico2 de maio de 2010 às 22:37

    Aproveitava tambem para estudar as panteras ao pormenor. Deve valer a pena.
    Que axa bichinha?

    ResponderEliminar
  63. Sr apanha mosquitos tem uma tecnica extremamente interessante. Com ela fiquei a saber muita coisa.
    A minha mulher tambem apanha os mosquitos com o dedo! E com a sua explicação fiquei a saber o segredo dela. Ela enfia o dedo no cu..é um habito estranho mas eu aceito, uma vez que é para algo necessário. Acho até que é uma coisa que ela tem todo o merito. Sacrifica-se para dar cabo dos mosquitinhos.
    Fica aqui o meu testemunho e aprendam com este exemplo que mostra que quando se quer consegue-se tudo.
    Por amor faz-se tudo.

    ResponderEliminar
  64. Por favor, queria sua ajuda, uns dias atrás vi um desses mosquitos na minha pele, o que faço?

    ResponderEliminar