"DE BAIXO DE OLHO" porque a natureza é o nosso melhor caminho, e para nunca a perdermos de vista a aposta é na conservação das espécies e seus ecossistemas!

terça-feira, 20 de abril de 2010

... carraças

» são fáceis de identificar a olho nú, principalmente quando estão fixas e repletas de sangue
» as carraças adultas são hematófagas e podem transmitir doenças ao alimentarem-se do sangue dos hospedeiros
» as fêmeas abandonam o hospedeiro e depositam os ovos no solo

» quando os adultos infectados se alimentam num hospedeiro, podem provocar a febre da carraça, transmitindo agentes patogénicos para a corrente sanguínea

34 comentários:

  1. "De baixo de olho" é um espaço onde se pretende aprender mais sobre as várias espécies de animais, nomeadamente aqueles que escolhemos como animais de estimação.
    O nosso objectivo é saber mais para conhecer melhor, e para isso a ajuda de todos é fundamental.

    Tendo em vista algumas alerações na gestão do blog, gostaríamos de agradecer os comentários e questões enviadas, e futuramente vamos passar a responder a dúvidas relacionadas com os nossos amigos de estimação, contando com ajuda de técnicos da area de "pet shop".

    No âmbito deste projecto, é nossa intenção respeitar as diversas opiniões, e dentro dos limites serão aceites todas as críticas desde que sejam construtivas, que digam bem ou mal, mas que sejam construtivas.
    Para além de que serão aceites sugestões de temas a debater, porque todos os dias há coisas novas a aprender...

    ResponderEliminar
  2. Minha pantera, se quer que as pessoas deixem de comentar o seu blog diga. Pelo que vejo tem tido grande sucesso, mas se não esta contente diga que pelo menos eu deixo de cá vir.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o cliente Joao!

    ResponderEliminar
  4. Sim nos acompanhamos o blog desde o inicio mas a dona pantera é que sabe o que quer.

    ResponderEliminar
  5. Uma pessoa apoia em tudo o que pode e da-se com isto. BICHINHA voce é má!

    ResponderEliminar
  6. Chefe dos Bombeiros de Ourem24 de abril de 2010 às 23:16

    Realmente a bchinha tem que dar uma explicação!"

    ResponderEliminar
  7. Pela paz no mundo e pela paz entre os animais. Sempre a paz no pensamento. Venham á nossa reunião semanal. Unidos pela Paz.

    ResponderEliminar
  8. As carraças vêm de onde? se elas se alimentam de sangue como é que aparecem nos animais? O meu Faisca nunca sai de casa e apanhou carraças. Como é que é possivel? Será que alguma visita minha levava carraças?
    E agora como as posso eliminar sem causar dor ao cão?

    ResponderEliminar
  9. Ana Bento: os cães e os gatos são normalmente expostos a carraças nas matas, nos parques e jardins públicos e no seu próprio jardim, elas ficam nas ervas á espera que passe um hospedeiro para se alimentarem, basta que o cão tenha vindo á rua fazer um xixi para apanhar uma.

    Para eliminar e proteger das carraças existem as pipetas, coleiras, o spray...

    Se houver carraças já a morder o animal, não convém arrancar porque ao puxar a carraça vai partir e rostro (parte bucal do parasita) vai ficar na pele, e pode originar uma infecção.

    ResponderEliminar
  10. A minha vaca tem uns bichos pendurados nas tetas. Não consigo perceber que especie de bichos são. Penso que estarao a sugar-lhe o leite todo, uma vez que elas não têm dado leite nenhum.
    Gostava de saber a opinião do Sr tecnico da Pet Shop. Pode-me dar a opinião Sr?

    ResponderEliminar
  11. Em Portugal fala-se Português26 de abril de 2010 às 00:34

    Quem é esse Pet Shop? É Ingles? Não me digam que vão começar a falar Ingles aqui no blog! Passo-me já da cabeça e meto aqui um virus para isto explodir tudo.

    ResponderEliminar
  12. As carraças tambem atacam panteras? Eu tenho um redio muito bom para isso..

    ResponderEliminar
  13. Tem um metodo caseiro para acabar com as carraças? Dou todos os dias banho na minha cadelinha, uso pó, sabonete especial... e remedios... mas parece que brota o cano de carraças da coitadinha. A bichinha tem algum meio eficaz de acabar com elas? O que me recomenda...

    ResponderEliminar
  14. Carriço: existem muitas formas de eliminar carraças. O banho apenas vai eliminar as que tem no momento, para proteger a longo prazo seria bom usar uma coleira ou pipetas anti-parasitas.

    Não, aqui não se vai passar a falar inglês...

    Guarda de vacas: recomendo que se certifique de que tipo são os bichinhos que estão no teto da vaca, podem ser carraças visto que elas também andam nas ervas

    ResponderEliminar
  15. Minha Senhora, tive a apalpar os tetos da vaca e acho que são mesmo carraças. Mas tentei puxa-las mas a vaca deu-me logo um coice! Ha algum remedio que possa colocar para elas cairem e não ter de as puxar?

    ResponderEliminar
  16. Já agora minha senhora se começarem a falar aqui ingles nao vou perceber nadinha minha filha.
    Peço o favor de falarem o portugues, já que estamos em Portugal.

    ResponderEliminar
  17. Minha bichinha, já tentei e fiz de tudo mas a minha cadelinha continua com as carraças... Aguardo resultado do medico da minha cadelinha, mas provalmente ela esta com a doença da carraça... Caso seja a doença da carraça, qual é o melhor tratamento?

    ResponderEliminar
  18. Carriço: se a sua cadelinha estiver com a febre da carraça, o melhor mesmo é esperar pela resposta do médico veterinário visto que a cadelinha já está a ser acompanhada...

    Quanto ás carraças das vacas, recomendo que faça a aplicação de uma solução carracida afim de eliminar as carraças sem ter de as arrancar uma vez que pode originar uma infecção...

    ResponderEliminar
  19. Vim logo ver aqui a sua resposta. As vacas estão insuportaveis. Vou entao ao veterinario ver o remedio que ele me aconselha. A minha mulher quer fazer os queijos mas vacas não querem dar o leite.
    E agora nem sabemos como chegar ao pe das vacas, elas não deixam. O que me aconselha para as acalmar?

    ResponderEliminar
  20. Eu tenho muito medo de infeccoes. E nos nao temos dinheiro para gastar com as vacas. Olhe se não houver hipotese, atiro-as para dentro do poço! É melhor isso do que as ver a sofrer.

    ResponderEliminar
  21. Adorei a sua materia e vou relatar o meu caso... Tenho um cachorrinho que obviamente deve tar com estas pulgas, tentei todos os remedios e nenhum até agora resolveu, tenho dó dele porque ele sempre ta se coçando das alergias, não sei o que devo fazer? E cada vez que ele se coça forma ferida ao pé dos tomatinhos... Disseram me que era da grama? Por favor bichinha preciso de mais detalhes sobre esse assunto, pois acho que não é só o meu cachorrinho que sofre com essa alergia, podem ter mais casos iguais e as donas não sabem por falta de informação. Obrigada

    ResponderEliminar
  22. Eu tambem tenho um caozinho assim! Nossa mete dó ver o bichinho com tanta coceira. Que podemos fazer?

    ResponderEliminar
  23. Camareira: o que pode estar a contecer é que o cachorrinho tem alergia á baba da pulga, se já utilizou vários desparasitantes, tem de encontrar um que seja mesmo eficaz a eliminar as pulgas para ele deixar de fazer alergia, um medico veterinário poderá anilizar com maior rigor a situação e encontrar a solução mais acertada.

    Grama, julgo ser uma espécie de erva que se propaga com muito facilidade, do género da relva.

    ResponderEliminar
  24. Bichota, tenho um probleminha: o meu cão tá cheio de carraças e não me apetece tira-las. O que lhe pode acontecer se o deixar andar com elas?

    ResponderEliminar
  25. Olhe é da maneira que nunca anda sozinho, tem sempre companhia! Não lhe acontece nada, teja descansado. Preocupe-se é com as panteras!

    ResponderEliminar
  26. Lindinho sem tempo: se deixar ficar as carraças no cão ele pode apanhar febre da carraça, mas se mesmo assim conseguir passea-lo rua, dar-lhe miminhos ou brincar com ele nesse estado, muito bem, sempre poupa alguns trocos.

    ResponderEliminar
  27. Pensei que a bichinha lutava pelos animais, mas tou a ver que é mais uma que so pensa em EUROS.

    ResponderEliminar
  28. So conheco o Zoomarine, onde andam la os golfinhos! Será isso?

    ResponderEliminar
  29. O meu artista no domingo tinha uma pequena, aí com uns 6mm… como anda pelos campos e pelos jardins…

    Detectamos porque andávamos a fazer festas e a minha esposa sentiu qq coisa… sempre na brincadeira para ele não achar estranho e tal, lá vimos a carraça agarrada…

    Ok e agora ??? fui buscar uma seringa sem agulha, enchi de azeite, virei-o nas festas e zás em cima da carraça… depois massagem uns 3 minutos…

    Enquanto fui buscar uma pinça a minha esposa com as unhas encaixou-as mesmo junto à pele e puxou-a devagar para termos a certeza que saiu o ferrão…

    Saiu, esmagou-se no chão, desinfectou-se o chão onde o bicho foi esmagado e meti água oxigenada novamente de seringa na ferida do Max… assim ele nem notou que se passou qq coisa… da próxima deixa fazer novamente.

    Atenção, eu fiz assim, não quer dizer que seja a maneira mais correcta, mas o essencial é ter a certeza que sai tudo para fora… senão o ferrão fica lá espetado e pode infectar.

    Será que agi correctamente?

    ResponderEliminar
  30. Paulito eu penso que o melhor é pegar num isqueiro e queimar o sitio onde está a carraça! Assim éla nao foge.

    Digam opinioes!

    ResponderEliminar
  31. Sera que a pulga gosta mais do cheiro da mulher ou do homem?
    Qual é o sangue mais doce.

    ResponderEliminar
  32. A pulginha nao é esquisitinha.Marcha tudo. Elas andam como na fila para o comboio..a de tras é a que fica menos satisfeita.
    De resto marcha tudinho.

    ResponderEliminar