"DE BAIXO DE OLHO" porque a natureza é o nosso melhor caminho, e para nunca a perdermos de vista a aposta é na conservação das espécies e seus ecossistemas!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

... gerbil








Gerbil ou Esquilo da Mongólia começa agora a conquistar o seu lugar no mudo dos animais de estimação. Provenientes dos desertos da Mongólia e do norte da China, começou a ser utilizado como cobaia em vários testes.

De carácter dócil e sociável, faz com que seja cada vez mais a opção de muitas famílias. É bastante limpo e não produz nenhum cheiro incomodativo.

Devido ao seu caracter sociável não deve manter o gerbil sozinho, pois na natureza vivem em colónias, devendo-se manter sempre no mínimo um par.
Com actividade de dia e de noite. vão alternando em períodos de vigilância de 2 em 2 horas.
Esperança de vida é de cerca de 3 anos.

Existe no mercado mistura de sementes específicas para gerbil, mas a sua alimentação deve ser complementada com fruta e vegetais frescos e alguns tenébrios.
O gerbil fica sexualmente maduro a partir das 7-8 semenas, eles formam casais para toda a vida. O período de gestação é de cerca de 25 dias, e podem nascer 5 ou 6 por ninhada.

Não devem ser agarrados pela cauda, pois parte com muita facilidade.
Não devem ter acesso a brinquedos de plástico, pois o gerbil roí tudo e poderá ter problemas gastrointestinais.
Não devem ser molhados porque podem contrair problemas respiratórios.

!!! Em caso de alarme, começam a bater com as patas traseiras no chão, produzindo um som ritmado, e os outros juntam-se a ele ou abrigam-se.

55 comentários:

  1. Ola! Tenho uma gerbil mas depois de duas crias, ela que é novinha ainda começou a perder pelo, é a coisa mais feia fica umas falhas no pelo dela... A bichinha poderia ajudar-me a saber o que ela tem?

    ResponderEliminar
  2. Ronaldo, provalmente ela esteja precisando de vitaminas... ainda mais que ela é nova e já teve cria... Leve-a em um veternario ou veja se na loja da bichinha tem alguma vitamina apropriada para ela.
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde!
    Tenho um gerbil e não sei dar banho nele? O que faço?

    ResponderEliminar
  4. Marili,não tente dar banho com agua nele, pois ele vai ficar gripado!

    ResponderEliminar
  5. Oi! A minha gerbil tem uma verruga grande na barriga, isso é normal?

    ResponderEliminar
  6. Eduardo:
    Sim,isso é normal... Enfim passa aquele do comercial da tv, acho que se chama ponts... é um negocio que parece com cotonet e que voce resfria a bang e coloca na verruga e ela cai.
    Espero ter ajudado...

    ResponderEliminar
  7. O meu gerbil roe tudo que eu coloco, até os de plástico! Já cansei de comprar casinha, bebedouro, brinquedos... não sobra nada!
    E sinto dificuldade de encontrar de outro tipo de material, a bichinha tem alguma sugestão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se deve colocar nada de plástico, a natureza do gerbil e roer mesmo os dentes deles não param de crescer então eles precisam gastar. Coloque coisas de madeira e ele destruir as coisas é uma forma de se divertir

      Eliminar
  8. Boa Tarde! Eu tava brincando com o meu gerbil, dai ele tava cansado e entrou na cama que ele dorme, então eu começei a puxar o rabo dele e a ponta saiu, tá em carne viva o negocio! Só o osso pendurado tá horrivel! Socorro? Ajude-me por favor, bichinha!

    ResponderEliminar
  9. Então não é que adorei este blog?
    Será por causa da bichinha?

    ResponderEliminar
  10. Olha que lindos que ficaram estes bichinhos e que bem entregues foram a nossa bichinha que anda desaparecida... Uma bichinha que merece de tudo de bom e como é uma bichinha que adora o seu voluntariado ajudando o ZOO a cuidar de bichinhos...

    ResponderEliminar
  11. eheheh... Que olhar á el matador! É melhor lhe tirares a maquina da frente!
    Que ferinha tão fofa!:) Adorei...

    ResponderEliminar
  12. Optima dica, Sr. Dr., vou aproveitar pra botar em prática. Onde é que fica a loja onde a bichinha trabalha?

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigado pela dica vou fazer isso que o Sr. Dr. me disse e logo lhe digo. Obrigado pela resposta, viu?

    ResponderEliminar
  14. A bichinha já castrou algum gerbil?

    ResponderEliminar
  15. Boa noite!
    Já ouvi dizer que ao castrar o gerbil são eliminadas as possibilidades de cancer... Isso é verdade?! Mas a castração engorda o bichinho? Pois tenho um gerbil e ele não pode ficar obeso pelo fato de sua coluna ser muito comprida. Seria uma boa opção a castração? Queria a opinião da bichinha. Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
  16. Onde eu acho para a venda? Ou para a doação, me doa um? Ou me vende? Tou interessada em adquirir um esquilo. A bichinha pode ajudar-me?

    ResponderEliminar
  17. Eu tenho uma esquila. Na gaiola dela coloquei varios paus de madeira que apanhei num jardim. Mas eu já reparei que ela não roe... A menina bichinha pode ajudar-me, please?

    ResponderEliminar
  18. Que ratinhas mais fofinhas, que inveja...

    ResponderEliminar
  19. Boa noite! Tenho dois ratos na cave, como fazer para oa matar o mais rapido possivel?

    ResponderEliminar
  20. Cremilde,Compra ratoeiras mas se forem ratazanas em vez ratos compra uma caçadeira lolo!

    ResponderEliminar
  21. A bichinha vende ratoeiras e caçadeiras na sua loja? Se tiver me avise, por favor? Urgente...

    ResponderEliminar
  22. Porque os cientistas usam sempre o rato para fazer as experiencias? A bichinha sabe?

    ResponderEliminar
  23. Estudante:
    Porque é mais facil e mais barato de criar do que porcos ou macacos...

    ResponderEliminar
  24. Eu queria comprar veneno para ratos...
    Tem veneno para ratos na sua loja?
    - Sim! Vai levar?
    - Não, vou trazer os ratos para comerem aqui!

    ResponderEliminar
  25. Hahaha! Nossa muito boa mesmo... Já tinha visto. Mas não me popei em ler de novo e dar muitas risadas...

    ResponderEliminar
  26. O Amor é como a ratinha que roi, roi, roi...
    Quando chega ao coração Doi, Doi, Doi...

    ResponderEliminar
  27. Porque o rato do deserto passa o dia numa toca e só sai á noite?

    ResponderEliminar
  28. Porque ele é esperto, pra que pegar sol forte durante o dia se o clima noturno é muito mais ameno... Rato do deserto é igual a baiano,gosta de tudo na moleza e que seja sem muito esforço.

    ResponderEliminar
  29. Boa Tarde! Tou criando ratinhos brancos e uma tem filhotes que nasceram rosinha e agora tão ficando pretos. É normal uma ratinha branca ter filhotes pretos? Ou ela cruzou com ratos pretos? A bichinha ajude-me porque se for de ratos pretos, vou jogar todos fora, prometo...

    ResponderEliminar
  30. Tenho um mini mercado de uns tempos pra cá começarão a aparecer ratos que estragam varias mercadorias e roem ex:(queijo). Já utilizei varios venenos como chumbinho e outros e não deu certo porque mesmo que morrão alguns sempre aparecem outros. Gostaria que a bichinha pudesse me dar alguma dica urgente pois alem do prejuizo é nojento pra caramba. Agradeço muito se a bichinha puder ajudar (por favor gato nem pensar pois já tentei e eles não ajudão em nada e deixa meu mercado cheirando a gatos).

    ResponderEliminar
  31. No que depender de mim, ele não sente nem o cheiro...

    ResponderEliminar
  32. Como acabar com essa raça de bichinhos?

    ResponderEliminar
  33. Zezinho, misture todas as respostas que deve dar certo... eu faria isso...

    ResponderEliminar
  34. Gostaria muito de ter uma ratinha domestica? Onde posso comprar? E qual o preço de uma ratinha?

    ResponderEliminar
  35. João: Custa um ano de cadeia! rsrs...

    ResponderEliminar
  36. Ola!
    A menina bichinha vende ratinhos de chocolate na sua loja?

    ResponderEliminar
  37. Quem me dera ter a loja infestada de ratinhos desses! hehe:)

    ResponderEliminar
  38. Eu tenho dois gerbiles... Ai morreu um gerbil e o outro gerbil de falta de ar... a doença evolui em 24h e eles morreram gelados e durinhos... Então o que pode ser que tá causando essa doença de falta de ar?

    ResponderEliminar
  39. Oi! Meu gerbil foi operado para a retirada de um tumor na barriga acabou arrebentando os pontos deixando uma ferida aberta... Já levei a veternaria, fiz tudo que me orientou a fazer porem aferida continua bem feia não apresentando melhora... Recentemente ele começou a ter espasmos constantes nas pernas traseira fica sempre na caminha quietinho, perdeu pelo nas pernas, tá meio frio, molinho quase não come sequer me morde (coisa que sempre fazia)quando o pego...
    Preciso ajuda bichinha, por favor.

    ResponderEliminar
  40. Defensora dos bichinhos27 de fevereiro de 2011 às 21:17

    Até onde o homem vai? Deixem os bichinhos viverem em paz! Essa cambada tinha que ser todos presos...

    ResponderEliminar
  41. Demorei pra caramba pra responder a sua pergunta, mas vamos lá:
    Anita, faça respiração boca a boca caso contrário todos eles vão morrer...

    ResponderEliminar
  42. Hum. Ok! Muito obrigago! Valeu mesmo!

    ResponderEliminar
  43. A bichinha é fantastica, não acham?
    O que seria de mim, sem a bichinha...
    Continua assim...

    ResponderEliminar
  44. Boa noite! Minha ratinha tem algum anos de vida, minha gaiola tem 3 andares, forrei a rodinha com papelão mas isso foi depois que ela se machucou...
    O que posso fazer para a patinha dela melhorar! É a pata dianteira esquerda ela não encosta ela no chão. Por favor responda-me essa pergunta. Obrigada.

    ResponderEliminar
  45. Pinto da Costa: Bota uma tala pra ela ficar imovel, o quanto antes se não ela ode core o risco de ficar paralitica! Ai vai ter que usar muleta!
    Boa sorte e espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  46. A bichinha vende a TABUADA DO RATINHO na sua loja?

    ResponderEliminar
  47. A minha ratinha é muito agressiva... Vivo arranhada por ela... Corto as unhas mas não adianta. Assim que elas crescem começa tudo novamente. A bichinha conhece alguma formula para acalma-la? Meus braços e minhas pernas agradeçem!

    ResponderEliminar
  48. Como fazer para o meu ratinho deixar de morder e ser mais carinhoso?

    ResponderEliminar
  49. Anacleto: Dá umas arranhadelas na bichana que ela pensa duas vezes antes de te arranhar de volta...

    Julie: Ahah... não sei... a minha adora dar mordidinhas quando ela percebe que exagerou começa dar lambidinhas...

    ResponderEliminar
  50. OOi. ME AJUDA !
    eu tinha um gerbil: Kelvin , e eu era mto apegada a ele , vivia no meu colo , eu saia com ele , levava ele sempre junto mas sempre no cólo, até que minha irmãzinha comprou um esquilo também, mas não era gerbil,comprei uma gaiola nova e deixamos os dois na mesma gaiola, e hoje ele amanheceu morto :( , to muito chocada e nao sei se foi algum tipo de peste derrepente por ficar com ele sempre no cólo, ou por causa do outro, seeila se tiver alguma sugestão me fala !

    desde já agradeço!

    ResponderEliminar
  51. oi me ajuda posso dar bano com agua quente nele

    ResponderEliminar
  52. Sou de Itajubá MG, possuo 2 Fêmeas e estou querendo mais 2, estou pensando em começar a criar... Onde posso comprar com segurança e Gerbil de boa procedência aqui no sudeste?? alguem saberia me informar? Meu e-mail rodrigoefk@hotmail.com

    ResponderEliminar