"DE BAIXO DE OLHO" porque a natureza é o nosso melhor caminho, e para nunca a perdermos de vista a aposta é na conservação das espécies e seus ecossistemas!

domingo, 28 de março de 2010

... e as unhas

Na maioria dos cães o desgaste das unhas é natural, mas deve haver especial atenção à unha do esporão, que como não contacta com o solo pode crescer demasiado, perfurar a pele e provocar lesões muito dolorosas.

No caso dos gatos podem afiar as unhas num arranhador ou num pedaço de madeira.


A ponta da unha é constituída por queratina pode ser cortada, o resto é tecido vivo, cortar o sabugo causa sangarmento e dor, e traumas futuros.

22 comentários:

  1. E quando eles não deixam cortar como fazemos?
    O meu Bobi não deixa, já não sei que fazer.

    ResponderEliminar
  2. As primeiras vezes em que ele não está habituado parece complicado mas depois ele vai-se habituando.
    Experimente dar-lhe biscoito de recompensa quando ele deixar cortar que seja só as de uma pata, assim ele irá associar o sacrificio a uma coisa boa!

    ResponderEliminar
  3. Achei o seu post muito interessante... O meu Fifi, não permite que dêem banho nele sem que ele nos machuque com as suas patas afiadas pois ele tem medo de água fria e quente... O que fazer?

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Pois... para animais que estão grande parte do tempo em casa existe a espuma ou o champô seco. É aplicar, escovar ou passar uma toalha e a sujidade sai junto com o pó, deixando o pêlo solto e limpo.

    ResponderEliminar
  6. Manicure dos aminais6 de abril de 2010 às 20:48

    Foi-se o tempo em que cortar as unhas era apenas um luxo para os seres humanos. Muitas manicures consideram hoje os cuidados com as unhas algo essencial e muito importante para a saude de gatos e cachorros.
    Querem esmalte nas unhas ou unhas de gel á moda de Paris?
    Venham visitar a manicure mais famosa de ourem.
    E nem é preciso dizer nomes...
    Agora afiar as unhas num pedaço de madeira aos cachorros e aos gatos, sem pensar duas vezes na moda é muito indecente...

    ResponderEliminar
  7. Gostava que me ajuda-se a resolver um problema, tenho uma ovelhinha, e ela possue uma unha branca e outra escura e crescem-lhes muito e tem muita dificuldade em movimentar-se... Ela não deixa cortar-lhas como fazemos? Já não sei o que fazer mais...

    ResponderEliminar
  8. Caseiro duma Quinta9 de abril de 2010 às 23:53

    Parabéns pela iniciativa do projecto. Como você sabe sou fã desse seu explendido e abençoado cuidado com os animais...
    Agradeço a Deus por existir pessoas como você que podemos descrever como anjo da guarda dos animais!!

    ResponderEliminar
  9. So uma pergunta: tambem tratam de unhas das galinhas? é que a minha galinha tem uma unha encravada e ja nao sei que lhe fazer. É que agora tem dores e nunca ta calada. Tou não tarda a mete-la no tacho e acabo com a história.

    ResponderEliminar
  10. As unhas das pessoas são como as unhas dos animais? É que tenho que cortar as unhas do meu cão todas as semanas, porque crescem muito. será normal?
    Se as cortar a quinta feira ficam com peles a volta. Será da lua cheia? nao percebo nada desta coisa dos planetas.

    ResponderEliminar
  11. Em relação a unha negra, provavelmente o pastor não anda a limpar o curral o suficiente, e a bosta com o passar do tempo cola ás unhas. Neste caso a alternativa será usar um verniz especifico para esconder o negro, ate o Senhor pastor limpar o curral.

    ResponderEliminar
  12. Uma optima ideia mesmo.
    Muito obrigado pela ajudinha Sr. Dr. ...

    ResponderEliminar
  13. Uma optima ideia mesmo.
    Muito obrigado pela ajudinha que me deu Sr.Dr.

    ResponderEliminar
  14. O que eu faço quando meu gatinho escapar na rua? Eu tenho muito medo!!! Eu devo correr atrás dele ou bater e dizer Não?

    ResponderEliminar
  15. Se o gato foge, se lhe bater ele não vai perceber, tente fazer com que ele se sinta confortável em casa...

    ResponderEliminar
  16. Acha que se eu atirar o meu gato contra a parede, ele aprende a lição menina pantera?
    Ele anda numa fase péssima, faz cócó em todo o lado, já cagou a roupa da vizinha que mora no res-do-chão. Que posso fazer?

    ResponderEliminar
  17. Levá-lo ao veterinário, talvez esteja simplesmente a marcar o território...

    ResponderEliminar
  18. Muito obrigado vou seguir a sua sugestão.

    ResponderEliminar
  19. Estes animais têm que ser abatidos.

    ResponderEliminar
  20. Muito obrigada bichinha, pela informação, me sinto mais segura.

    ResponderEliminar
  21. Gostaria muito da ajuda do veternario ou quem entende da saude de bichinhas.
    Minha gatinha andou passando mal, há uns dias e o veternario dela passou um remedio para desintoxicação. Ela melhou bastante... Só que não quer comer nada ração, carne, nada. Só bebe agua e algum leite.
    O que eu posso dar pra ela em liquido, nem que seja com conta-gotas pra repor a força dela.
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  22. Ronaldo:
    Não deixes a comida a disposição. Coloca o prato por 15 minutos e retira oferencendo novamente só na próxima refeição ( 3 vezes ao dia).
    Tenta dar ração de boa qualidade ou uns bons bifinhos, porque eles normalmente vÊm mal habituados das lojas.
    Se ele continuar a não querer comer, deixe-o estar. Quando tiver fome ele come. Ou então experimente tapar-lhe o nariz até ele abrir a boca. Normalmente funciona.
    Qualquer duvida não hesite.

    A bichinha está a vontade para complementar a dica.

    ResponderEliminar