"DE BAIXO DE OLHO" porque a natureza é o nosso melhor caminho, e para nunca a perdermos de vista a aposta é na conservação das espécies e seus ecossistemas!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

... dar banho ao cão

Uns adoram água, mas para outros o banho é um suplício. Se forem habituados desde cachorros a manter hábitos de higiene e escovagem tanto melhor...

O primeiro banho pode ser dado por volta dos dois meses, mas se o cachorro apenas tem as patas ou a barriga sujas basta lavar apenas essas partes ou dar um banho com uma espuma seca, uma vez que ele se deve manter sempre quente e seco.

Pode tomar banho sempre que estiver sujo, mas animais que vivem no exterior a gorgura que a pele segrega para o pêlo ajuda a mantê-los impermeáveis durante o tempo frio e húmido, e não convém inibir essa protecção natural.

Nos meses quentes, deixe que se seque ao sol, caso contrário mantenha-o abrigado e quente até que seque por completo.

Não deixar que o champô vá para os olhos ou ouvidos do animal, e utilizar apenas produtos indicados para cães.

51 comentários:

  1. A bichinha gosta de tomar banho?

    ResponderEliminar
  2. Mto bom esse artigo, ajudou-me imenso era uma das coisas que tinha mais duvida...

    ResponderEliminar
  3. Com que frequencia devemos dar banho as cadelas?

    ResponderEliminar
  4. Ajudem-me!!!!!!
    O Meu cão comeu um preservativo!Ele pode morrer?!?
    Ele é um bebê, tem 4 meses, e comeu um preservativo.Que vergonha!!!
    Sei que isso não é normal,e também muito descuido meu...mas ajudem-me.......dou um laxante?O que faço, por favor,tou com muito medo dele morrer....se ele morrer vou me sentir culpada pelo resto da vida!

    Por favorrrr

    Obrigada!!!!!

    ResponderEliminar
  5. O preservativo tinha esperma? é um factor muito importante porque a sua cadela pode ficar prenha!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Nao se diz ficar prenha! è ficar cobrida!

    ResponderEliminar
  7. Qual será a melhor ração para se dar a um cão?

    Existem várias marcas e vários preços... será que aquela regra de que se a composição relativa dos vários elementos (proteínas, hidratos carbono, etc) for a correcta, a ração é boa?? Independentemente do preço e marca??

    ResponderEliminar
  8. Para mim uma ração é boa quando o cão:

    - Está saudável;
    - Tem um pêlo brilhante e sem "caspas";
    - Tem os dentes limpos, sem tártaro (aspecto amarelado e a vulgaris "pedra" nos dentes);
    - Quando as fezes são consistentes, em pequena quantidade e com "pouco cheiro", se é que a m**** de cão cheira "pouco"... Mas este aspecto é deveras importante, se um cão c*ga muito, é sinal que quase tudo o que entra, está a sair, logo a digestibilidade é muito fraca, e o cão para se sentir bem e ser saudável tem de comer uma enorme quantidade de ração.

    ResponderEliminar
  9. Dou um conselho a voces todos:

    Evitem ao máximo todas as rações que tenham CORES, a questão de ter "verduras" e "cenoura" e ter bolinhas amarelas e verdes, é TANGA... é tudo corantes. Exemplo destas são as rações da Friskies. As rações do Lidl por exemplo, a meu v er, não valem um caracol, parece até que o cão caga mais que aquilo que come... houve alturas que eu experimentei essa ração e em vez de uma São Bernardo, pensei que tinha uma vaca no quintal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Tás-te a rir porque não eras tu que ias com a pá do lixo apanhar a trampa Ah, e com o saco do continente

    ResponderEliminar
  11. Se fosse a voces comprava-lhes Camarao e uma lagostazinha!

    Mal empregados se comem restos! Ate eu como restos e ainda tou viva.

    Tristes.

    ResponderEliminar
  12. O meu cao come merda dos outros. O que posso fazer para ele parar?

    ResponderEliminar
  13. Epá, eu compro-te o cao. Na minha casa de vez em quando anda tudo de diarreia e assim tenho sempre alimento para o bichinho!

    ResponderEliminar
  14. Pode-se levar os caes para a praia?

    Sempre ouvi dizer que nao mas gostava de saber se existe efectivamente alguma lei que proiba os caes de estarem na praia..

    ResponderEliminar
  15. Eles cagam tudo. Proibido e bem.

    ResponderEliminar
  16. vejam isto pelo lado positivo, se o cão largar o presente na praia e vocês pisarem com o pé, tém a àgua do mar mesmo à mão para o irem lavar!!!

    ResponderEliminar
  17. É mesmo altamente estar na praia e levar com cães a correr, a encher tudo de areia, a passar grandes rasas às crianças pequenas, a calcar as toalhas, a mijar e a ***** na areia, é mesmo fixe. [)]

    E quando se sacodem com aqueles salpicos agradáveis com cheiro a cão molhada para cima das pessoas?! Huuuuummmm que delícia...

    Levem os cães para a praia mas onde não estejam pessoas. Nem todas gostam de "levar" com eles.

    ResponderEliminar
  18. E os cagalhões grandes que se vêem na praia tambem sao dos caes?????

    Ou das velhas que nao lhes apetece ir ao wc?

    ResponderEliminar
  19. A bichinha ta de ferias outra vez? nunca responde? Qual é o seu patrão?

    Quero um assim para mim.

    ResponderEliminar
  20. Jacinto: uma boa ração é aquela em que na lista de ingredientes, o primeiro ingrediente que aparece é de origem animal. (... % galinha, ...%borrego, ...%salmão) e não como por vezes aparece sub-produtos de origem animal ou pior ainda farinha de ..., está tudo escrito, basta analisar

    ResponderEliminar
  21. Ate ja estou excitada com a foto do caozinho a sair da banheira. Que corpo, que porte!

    aiiiii

    ResponderEliminar
  22. Medica de clinica geral24 de setembro de 2010 às 22:34

    Parabens pelo blog! Devia abrir uma clinica de psiquiatria para esta gente toda!

    ResponderEliminar
  23. Quanto custa mandar capar um cão na sua loja?

    ResponderEliminar
  24. Queria saber quais os cortes que faz para cortar o rabo do cão?

    Queria saber qual fica melhor no meu bichano

    ResponderEliminar
  25. Se cortar as orelhas ao meu cão, ele deixa de ouvir?

    ResponderEliminar
  26. Minha cachorra, ficou mal, anemia profunda, convulsões, mta dor a ponto de cavar o chão cimentado arrancando sangue nas patas. Levei à veterinária, e a internei. O exame de sangue dela acusou mta anemia. E ela tava com carrapato e eu não tinha percebido no ultimo banho, devido a pelagem dela ser preta. A veterinária me ligou, e disse q ela precisaria de transfusão de sangue, e já estava com deficiencia visual. E a chance dela seria em média de 20% se ela desse 50% estaria sendo mto otimista. Me disse ainda se eu tivesse disposta a gastar no tratamento dela, embora não pudesse me garantir nada. Sugeriu amenizar a dor dela, praticando a eutanásia. E agora? chorei mto e autorizei pensando apenas em acabar com o sofrimento da minha amiga fiel. To sofrendo demais. Me ajudem.

    ResponderEliminar
  27. Adoro o seu blog. Felicidades bichinha!

    ResponderEliminar
  28. Os caezinhos das fotos sao lindos. Na sua loja tambem vendem caes? E ja vêm domesticados? Queria um que nao cagasse em casa.

    ResponderEliminar
  29. A minha cadela tem o pardal inchado e vermelho. O que posso fazer bichinha? O que se estara a passar? Acha que foi montada e abusaram dela?
    Coitadinha, é tao pequenina e secalahar levou com um barrote grande!

    ResponderEliminar
  30. Alguem sabe porque é que os caes levantam a pata quando tao a mijar?

    Nao percebo!

    ResponderEliminar
  31. O meu cao deve ter um problema de cabeça. A quem se apanha a jeito começa a dar ao cu, como se tivesse a fazer sexo e anda com a pilinha grande e inchada. Que posso fazer para acalma-lo?

    ResponderEliminar
  32. Reunião em Ourem Do Reino De Deus ás quinta-feiras.

    Venha descobrir o caminho do Senhor.

    ResponderEliminar
  33. Regras para cobrir?

    O mundo ta louco. Passem pelo parlamento que la é que aprendem a viver bem!

    ResponderEliminar
  34. Ha alguma pasta em especifico?

    ResponderEliminar
  35. Não é preciso ser branqueadora...............zzzzzzzzzzzzzzzzzz

    ResponderEliminar
  36. A bichinha na sua loja de animais tem maquina de lavar cachorros?
    Gostava de oferecer uma sessão de banho ao meu cachorro com um programa adequado onde tivesse um tratamento que inclui-se shampõ, lavagem e secagem... Por quanto pode rondar uma sessão dessas?

    ResponderEliminar
  37. Foi pintar a casa do Sr. Antonio e Tava a montar a mulher deste quando de repente xega o marido! A mulher fugiu pra o quarto... Eu atarefado subi a escada todo nu! O Antonio subiu lá a cima e perguntou: Tás a pintar tudo nu porque? Eu respondi: Não quero sujar a roupa! O Sr. Antonio voltou a perguntar: E de caralho em pé?? Eu respondi, é pra pendurar o balde!

    ResponderEliminar
  38. Estão dois cães no veternário e diz um para o outro:
    - O que é que estas aqui a fazer?
    _ Ena, _ responde o outro _ soltei-me e durante 3 dias andei ás cadelas. Agora a minha dona trouxe-me para ser capado. Então e tu?
    _ Ei, a minha dona andava lá a esfregar o chão de mini-saia, eu vou por trás e....
    _ E também vais ser capado? _ Perguntou o outro:
    _ Não, é só pra cortar as unhas!

    ResponderEliminar
  39. Como posso tirar as carraças ao meu caozinho?

    Ja tentei com todos os produtos e nao consegui. Que posso fazer?

    ResponderEliminar
  40. Pessoas que fazem esse tipo de coisa, deviam ser punidas ou trancadas num sanatório, porque prá mim são doentes.

    ResponderEliminar
  41. Ola! Minha namorada, ela odeia tomar banho já tentei varias tecnicas mas nada! Gostaria de saber alguma tecnica para que ela goste de tomar banho... Hehe bichinha ajuda-me pois ela é muito dificil!

    ResponderEliminar
  42. Ke javarda. <deve xeirar a bacalhau que mete nojo

    ResponderEliminar
  43. Eles hoje fugiram todos do Julio De Matos.

    ResponderEliminar
  44. Meu cachorro é um vira lata de porte medio, ele pesa 18k e dou banho nele sempre. Uso aquele shampõ pantene, escovo os dentes dele com escovinha especifica, faço banho completo. Mas é impressionante aquele cheiro forte dele não sai mem a pau. Já usei até perfume chanel mas é em vão. A bichinha tem uma dica ai pra me ajudar?! Obrigada!

    ResponderEliminar
  45. JOANA: os banhos retiram a camada protetora da pele, deixando o sistema imunológico mais fraco. A pele dos cães possui muito mais glândulas sebáceas do que sudoríparas, o que faz com que alguns dias depois de tomar banho, o pêlo já apresente um cheiro característico, ele vai produzir cada vez mais esse cheiro até superar a cheiro do shampo usado. Um shampo para cão diminui a irritação da pele do animal.

    ResponderEliminar
  46. João: manter o cão livre de carraças apostando na prevenção durante o ano inteiro para evitar a contaminação dessa pragas. Especial cuidado com as carraças, algumas são pequenas e podem transmitir febre da carraça.

    Anita: o melhor remédio é mesmo a prevenção, este tipo de parasitas também vão adquirindo muitas resistêncis

    ResponderEliminar
  47. Tenho um pastor alemão que ta com micose. Ele tava fora de casa sendo adestrado ha dois meses e onde ele tava quase não davam banho nele. Xegou aqui sujo e com um monte de carrapatos. A veternaria disse que tem que secar as micoses pra depois dar banho mas axo que ele ta assim por causa da má higiene. Será que é isso mesmo? Posso dar o banho ou ela ta certa?

    ResponderEliminar
  48. Boa noite! Fiquei sabendo que não se deve espremer a glandula anal dos cachorros pois isso fara com que aumente ainda mais a secreção. Isto não é bom? Então por que é que os petshops ainda insistem em fazer isso?

    ResponderEliminar
  49. O que é uma secreção? A bichinha sabe?

    ResponderEliminar
  50. O meu cachorro ta morrendo com um tipo de coceira que seca o couro e as orelhas caem. A bichinha pode-me ajudar por favor? Obrigada!

    ResponderEliminar