Os gatos têm uns olhos grandes que lhe porpocionam a fantástica visão periférica responsável pela facilidade com que detectam tanto presas como predadores.
A superfície do olho, ou córnea, é fortemente convexa, conferindo-lhes um ângulo de visão mais amplo e permitindo que maior quantidade de luz penetre nos olhos - cerca de 5 vezes superior á que entra nos nossos.
Os gatos não vêem as cores todas: a retina é apenas sensível ao azul e ao verde, não ao vermelho.
Os olhos dos gatos possuem uma grande quantidade de células que detectam o mínimo movimento e o cristalino funciona como lente de alta resolução.
A pupila do gato tem a capacidade de se dilatar até ocupar até 90% da superfície do olho, permitindo a entrada de um máximo de luz e melhorando a visão noctrna. A pupila também se dilata quando o gato está assustado.
MAS QUE FERA! GRRRR
ResponderEliminarParabens pelo blog:) muito giro e temas interessantes!
ResponderEliminarA minha maior tristeza é ver um gato na rua, sozinho... Gostei da iniciativa, só prova que há coisas que estão a mudar, mas infelizmente, a mentalidade portuguesa também neste assunto é tacanho. Os animais ainda são vitos como coisas, o que para mim é incompreensivél.
ResponderEliminarPara mudar leis, é preciso haver mudanças de mentalidade. Mas parabéns as pessoas que foram o cerebro desta iniciativa.
Sou contra ao abandono dos animais... O mundo precisa de todos os seres vivos... Desde dos humanos aos animais.
ResponderEliminarAntes de trazer um animal pra casa... Pense bem!
Não e para usar e deitar fora... Mas sim para ser seu amigo....
Gostei deste texto sobre os gatos..
ResponderEliminar