"DE BAIXO DE OLHO" porque a natureza é o nosso melhor caminho, e para nunca a perdermos de vista a aposta é na conservação das espécies e seus ecossistemas!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

... ciclídeos

Os ciclídeos possuem o corpo comprimido lateralmente, uma narina apenas por lado do corpo, a linha lateral dividida e espinhos nas nadadeiras dorsal e anal.

O grupo caracteriza-se ainda: pela presença de dentes nas duas mandíbulas e na garganta e pelo intestino, que sai do estômago pelo lado esquerdo, ao contrário dos restantes grupos de peixes.

A maioria adapta-se bem à água da torneira.

As cores, tamanhos e formas dos Ciclídeos variam muito, ainda que tendam todos a ser corpulentos. Alguns crescem demais para a capacidade normal de um aquário e outros podem reproduzir-se rapidamente entre outros peixes.

Os Ciclídeos machos das Américas podem ter barbatanas anais e dorsais mais pontiagudas enquanto os de Rift Valley, em Africa, possuem pintas amarelas ou laranjas na barbatana anal, e preferem águas mais duras e povoadas de rochas.

Muitos são herbívoros e outros de grande apetite, produzindo muitas excreções e requerendo frequentes mudanças de água.

Reproduzem-se depositando ovos.

5 comentários:

  1. :) fico contente por haver um espaço onde podemos consultar e ficar a saber mais um pouco sobre os "bichinhos" que nos rodeiam e que nos fazem companhia :)
    Força!
    :)

    ResponderEliminar
  2. Defensora do direito dos animais19 de fevereiro de 2010 às 08:48

    Acho mque é um verdadeiro crime ter animais inocentes fechados seja onde for. Nao é justo. E Para ke?? Para deliciar os olhos dos humanos? Triste.

    ResponderEliminar
  3. Os Animais não existem para nos divertir nem para melhorar o ego. As vezes estamos, tão habituados as coisas como elas são e ás tradições, que nos recusamos sequer a ponderar o sofrimento que infligimos as outras espécies.
    Mas lá no fundo todos conseguimos perceber que prevar os animais de agirem de acordo com a sua natureza é errado:
    «Qual é a diferença entre eu ter um elefante e o Zoo marine ter um golfinho ou uma foca? Estão todos em cativeiros... Os golfinhos mesmo bem tratados tem vidas muito reduzidas , devido ao stress, portanto deviam andar no mar. Os passarinhos tem asas para voar portanto deviam andar a solta... Uns e outros são condenados, inocentes, a prisões perpétuas (estão nas gaiolas).

    ResponderEliminar
  4. Muito lindo! O fundo do mar é realmente fascinante....

    ResponderEliminar
  5. Lidissimo... Um Festival de cores...

    ResponderEliminar