"DE BAIXO DE OLHO" porque a natureza é o nosso melhor caminho, e para nunca a perdermos de vista a aposta é na conservação das espécies e seus ecossistemas!

terça-feira, 29 de março de 2011

... obesidade animal

Os animais domésticos estão a ficar obesos. A culpa está no tipo de alimentação que lhes é dada e no facto de serem cada vez mais sedentários. Estima-se que em Portugal cerca de 40% dos cães e 30% dos gatos apresentam um peso acima do recomendado, o que pode desencadear patologias associadas a doenças cardiovasculares, metabólicas, respiratórias, músculo-esqueléticas e doença hepática. Para combater esta realidade, importa sobretudo apostar na prevenção vigiando o peso, exercitando o animal em caminhadas e brincadeiras, e fornecendo uma alimentação equilibrada. Alimentar o animal de companhia com uma ração específica para as suas necessidades é um investimento com retorno, pois assegura o fornecimento dos nutrientes de que ele necessita, mantendo a sua saúde e aumentando a sua longevidade.

terça-feira, 15 de março de 2011

... gatos: factos e curiosidades

Os gatos:
* ronronam quando... querem exprimir agradecimento pela amizade obtida do dono. Os gatinhos ronronam a partir da primeira semana de vida e isso indicaá mãe que está tudo bem com o seu filhote.
* arranham os sofás e cortinados... para eliminar as unhas velhas e marcar território, uma vez que possuem glâdulas odoríficas na parte inferior das patinhas, quanto mais a gato usa essa superfície mais é atraído para ela, pois posuí o seu cheiro.

* enterram os escrementos... porque se sentem subordinados em relação a nós, que controlamos o seu modo de vida. Se o gato deixa as fezes por enterrar é sinal que algo está errado, pode ser uma questão de auto-afirmação, dominância em relação a outro animal lá em casa, ou pde ser aversão à areia que é usada no
tabuleiro.

* se deitam e oferecem a barriga... apenas a quem consideram amigo, mas uma coisa é mostrar outra é deixar acariciar, muitas vezes a resposta é uma sapatada com as patas traseiras, eles estabelecem um limite que os donos nem sempre entendem.

* tentam sempre fugir... as portas são um entrave à vida social do gato, inspeccionar as suas redondezas, recolher informação e avivar as marcas dele no seu território, uma curta vistoria para cumprir estes objectivos é o suficiente para pôr o bichano feliz.
* as gatas com o cio miam... o miado constante bem como o acto de se rebolar constitui um comportamento sexual feminino normal e não qualquer tipo de sofrimento, elas adquirem posturas "anormais" para atrair os machos.
* cuidam do pêlo... lamber o pêlo amacia-o, molhar o pêlo refresca o gato nos dias de maior calor, alivia o stress, e quando o gato vai lamber o pêlo depois do dono lhe ter feito uma festa, o animal vai eliminar o cheiro da mão substituindo-o pelo cheiro da sua saliva.

terça-feira, 8 de março de 2011

... carnaval

Carnaval é uma festa popular bastante antiga. Teve origem na Grécia antiga, com o intuito de agradecer aos deuses pela fertilidade dos solos e o sucesso das colheitas.

Mais tarde, gregos e romanos tornam popular a prática de relações sexuais e ingestão de bebidas alcoólicas nas festas, gerando forte contestação por parte da Igreja Católica. Esta mais tarde, aceita esta comemoração pagã, e torna-a mais artística impondo alguma ordem, e começam a ser valorizados os desfiles e a construção de carros alegóricos.
O Carnaval é calculado 40 dias antes da Páscoa, dura 3 dias sendo o principal a 3ª feira, denominada 3ª feira gorda, acabando na 4ª feira de cinzas, símbolo de efemeridade da vida.

No período do renascimento foi introduzido o baile de máscaras com ricas fantasias e carros alegóricos.
O Carnaval Português é sinónimo de entrudo, com brincadeiras, deboches ás autoridades, aos costumes e à moralidade!!


No Brasil, o Carnaval teve origem no entrudo Português, mas aos poucos cedeu espaço ás celebrações carnavalescas de Veneza e Paris, começaram a surgir bailes de máscaras em salões e teatros. Mas aos poucos a festa ganhou espaço na rua. As marchas de Carnaval brasileiras começaram a ficar conhecidas, apareceram as escolas de samba. Atualmente é mais que uma brincadeira, é um trabalho artístico que envolve profissionais e foliões.