"DE BAIXO DE OLHO" porque a natureza é o nosso melhor caminho, e para nunca a perdermos de vista a aposta é na conservação das espécies e seus ecossistemas!

domingo, 13 de junho de 2010

...as nossas cobras



cobra do milho (pantherophis guttata) de padrão sunglow motley





cobra (leucistic elaphe)

... cobras em casa

Alojamento: devem ser mantidas individualmente

Terrário: seguro por forma a não ter orificios pequenos por onde ela possa fugir, adequada ao tamanho do exemplar pois necessitam de se exercitar , boa ventilação para não haver proliferação de fungos e bolores.

Aquecimento: uma temperatura diurna de 25ºC a 30º Ce uma temperatura nocturna constante de 20ºC.

Iluminação: não necessitam de luz específica apenas uma alternância entre 12 horas de luz (dia) e 12 escuridão (noite)

Sustrato: deve estar premanentemente seco e limpo, evitando a proliferação de germes patogénicos, desde papel pardo , carrasca de madeira...
Decoração: é mais importante responder á necessidade que a cobra tem de fazer exercício e ter privacidade que propriamente ao aspecto decorativo; desde esconderijos, reservtórios para a água, troncos e um foto fundo para reduzir o stress no animal.

Alimentação: devem ser alimentadas consoante o tamanho e a idade da cobra.
Água: deve ter um recipiente com água suficiente para conter a cobra no seu interior, para que possa não só beber água como também permanecer mergulhada para amolecer a pele velha na época da muda.

... cobras

As cobras são répteis escamosos de corpo alongado e desprovido de patas.
Possuem espinha dorsal, e um sistema de vértebras articuladas entre si, com prolongamentos que protegem os nervos e as artérias, garantindo assim uma enorme flexibilidade.
Ectotérmicas, a tempereatura corporal varia conforme o meio externo.
As diferenças anatómicas entre elas estão relaconadas com o meio onde vivem e com a sua dieta.
As boas e anacondas, não venenosas, usam o seu forte abraço para matar as suas presas por asfixia, e devoram-na inteira, trabalho que pode levar duas horas. Devido ao seu grande porte, estas cobras são pesadas e lentas, o que as torna presas fáceis para caçadores que cemercializam a sua pele e carne.

As víboras e outras serpentas venenosas possuem sentidos apurados aparelho bucal com sistema de caninos retrácteis para injectar veneno. Estas caracterizam-se pelo par de fossetas termoreceptoras, que determinar o calor do ambiente e identificar o tamanho da presa.

...feira da agricultura



















Nos anoa 40 a agricultura era considerada uma das actividades com maior relevo a nível mundial.

Praticada de forma tradicional foi impulsionadora da nossa economia, considerando a area de cultivo produtiva e o consumo de produtos nacionais muito mais elevada.
Surguiu a iniciativa de reunir todas as componentes relacionadas com este sector, promovendo produtos nacionais e regionais, servindo de ponto de encontro entre agricultores e consumidores e uma forma de manter "vivo" um sector desta importância.
Santarém, era uma região, tal como nos dias actuais predominantemente agrícola e por isso, o melhor ponto de partida para a realização de uma exposição com os olhos postos na agricultura.